/ψ     [   ]    .



De acordo com a hipótese de de Broglie, todo objeto no universo está associado a uma onda. Assim, todo objeto, de uma partícula elementar a átomos, moléculas e planetas e além, está sujeito ao princípio da incerteza.

A função de onda independente do tempo de uma onda plana monomodo de número de onda k0 ou momento p0 é:[11]/ψ     [   ]    .

A regra de Born afirma que isso deve ser interpretado como uma função de amplitude de densidade de probabilidade no sentido de que a probabilidade de encontrar a partícula entre a e b é:

/

ψ     [   ]    .

No caso da onda plana monomodo,  é 1 se  e 0 caso contrário. Em outras palavras, a posição da partícula é extremamente incerta no sentido de que ela poderia estar essencialmente em qualquer lugar ao longo do pacote de ondas.

Por outro lado, considere uma função de onda que é uma soma de muitas ondas, que podemos escrever como:

ψ     [   ]    .

onde An representa a contribuição relativa do modo pn para o total geral. As figuras à direita mostram como com a adição de muitas ondas planas, o pacote de ondas pode se tornar mais localizado. Podemos levar isso um passo adiante para o limite do contínuo, onde a função de onda é uma integral sobre todos os modos possíveis:

ψ     [   ]    .

com  representando a amplitude desses modos e é chamada de função de onda no espaço de momento. Em termos matemáticos, dizemos que  é a transformada de Fourier de  e que x e p são variáveis ​​conjugadas. Adicionar todas essas ondas planas tem um custo, ou seja, o momento se tornou menos preciso, tendo se tornado uma mistura de ondas de muitos momentos diferentes.[12]

Uma maneira de quantificar a precisão da posição e do momento é o desvio padrão σ. Como  é uma função de densidade de probabilidade para posição, calculamos seu desvio padrão.

A precisão da posição é melhorada, ou seja, σx reduzido, usando muitas ondas planas, enfraquecendo assim a precisão do momento, ou seja, σp aumentado. Outra maneira de afirmar isso é que σx e σp têm uma relação inversa ou são pelo menos limitados por baixo. Este é o princípio da incerteza, cujo limite exato é o limite de Kennard.

Comments

Popular posts from this blog